Antologia poética - Cecília Meireles
A Antologia Poética de Cecília Meireles, publicada pela primeira vez em 1963, carrega um valor inestimável: é a única coletânea organizada e escolhida pela própria poeta um ano antes de seu falecimento. Ao selecionar poemas de diversos livros e adicionar textos inéditos, Cecília nos oferece um precioso autorretrato de sua alma e obra. A antologia abrange desde as pequenas maravilhas da vida até profundos questionamentos sobre o destino do mundo e da humanidade.
Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901–1964) foi uma das maiores poetas do Brasil e uma figura multifacetada na cultura nacional: poeta, cronista, tradutora e educadora.
Sua vasta obra poética, iniciada com Espectros (1919), é marcada por um profundo lirismo e por clássicos como Romanceiro da Inconfidência.
Além de sua produção literária, ela se destacou ao organizar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro (1934). Seu legado foi amplamente reconhecido, culminando em prêmios como o Olavo Bilac (por Viagem) e o póstumo Machado de Assis (1965) pelo conjunto de sua obra, que foi traduzida globalmente e musicada por diversos artistas.
Click e conheça mais sobre a obra.